ESTAMPAS

OFICINA DE CRIAÇÃO – Casa Rima

 


Prancha com Tecido – Casa Rima + Ogro Surfboards

Henrique Perrone, o mago das pranchas conhecido como “Ogro”, tem uma trajetória de vida deliciosa que favoreceu para sua profissão de shaper.

Apaixonado pelo universo do surf e até então marceneiro; rodou a Austrália, Nova Zelândia, França e outros países vivenciando experiências, colecionando referências e aprimorando seu conhecimento de surfista. Inspirado por um encontro com pranchas monoquilhas da década de 70, esquecidas em um galpão da Nova Zelândia, Ogro voltou ao Brasil, cursou uma escola de fabricação de shapes no Rio de Janeiro e assim nasceu a Ogro Surfboards.

Desde 2003, Ogro vem produzindo incríveis pranchas artesanais com releituras de shapes históricos e pranchas de design retrô montadas com modernas quilhas californianas.

A Casa Rima iniciou seu trabalho há 8 anos com o objetivo de oferecer ao público a possiblidade de criar estampas personalizadas para tecidos do mercado de decoração, saindo das mesmice ofertada no mercado brasileiro. São estampas contemporâneas assinadas por sua equipe interna e por designers convidados, os clientes em geral são pessoas que buscam por tecidos de alto padrão e design moderno para fazer pufes, poltronas, sofás, almofadas, cortinas, cúpulas de abajur e revestimento de paredes. Em alguns projetos especiais produziu tecidos para roupas e outros objetos, mas pela primeira vez está fazendo tecidos para pranchas de surf.

Desta parceria da Casa Rima com a Ogro Surfboards nasceu a primeira prancha revestida de tecido e aí está o resultado, são pranchas personalizadas com tecidos de estamparia digital e estrutura de poliuretano, com haste de sustentação interna, fibra e resina. Cada cliente escolhe o modelo da prancha e a estampa que quiser; e o surf não será mais o mesmo!

Fotos: Selene Sanmartin

 


ROM – estampas 2015

Uma coleção de estampas inspiradas na cultura cigana que, por sua vez, é oriunda da arte religiosa indiana e dispersou-se pelo mundo influenciando, sucessivamente, os desenhos dos povos pré-mediterrâneos,persas, gregos, turcos e europeus.
Na Coleção ROM, os traços característicos da influência “gipsy”  foram reinterpretados; assumindo formas inovadoras para os tradicionais cashmeres, florais, geométricos e arabescos. Elementos recorrentes nas pinturas e no artesanato cigano compuseram padronagens básicas e estampas cheias de charme.
Bem-vindo à coleção ROM.


Processo de criação de estampa – CASA RIMA

Desenho a mão

Desenho colorido digitalmente

Estampa montada


Quantas Noites Não Durmo – com Ronaldo Fraga

Uma coleção do estilista Ronaldo Fraga que foi lançada há 10 anos trás, hoje renasce para comemorar os 100 anos de Lupicínio Rodrigues. Ele que foi o pai do samba-canção e compunha a dor de amor, a dor de cotovelo, a vida nos botequins, a traição amorosa, o cabaré e tudo que pulsava intensamente no coração; foi reinterpretado por Ronaldo em uma belíssima coleção de roupas e nesta semana o Moinhos Shopping – em Porto Alegre, inaugura uma exposição que leva o nome de uma das cações de Lupi, “Quantas noites não durmo”.

Com a produção e curadoria de “As Patrícias”, projeto estrutural do “Pop Studio” e compilação dos croquis de Ronaldo fraga, composição das estampas e tecidos da “Casa Rima”.

 


Ronaldo Fraga na reinauguração da Casa Rima.

A Casa Rima completou 5 anos e acaba de relançar a loja completamente repaginada, além de uma coleção novinha inspirada na principal influência temática de suas estampas, o Brasil.

Nesta coleção as estampas são carregadas de cores e elementos que trazem um pouquinho do Brasil de norte a sul. Para completar a coleção um convidado mais que especial, considerado um dos 7 estilistas mais inovadores do mundo (segundo o Museu de Design de Londres, aonde está expondo atualmente), Ronaldo Fraga, criou 3 estampas inéditas para Casa Rima. Uma parceria que já vem de duas coleções do estilista.

Veja mais no site da Casa Rima.

 


Coleção 2014/2015 – com estampas de Patrick Rigon

Patrick Rigon é um grande artista gaúcho. Formou-se em design da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com um olhar apurado para arte e um domínio técnico incrível de fazer o que bem entende com os softwares de desenho e criação de imagens, tornou-se um exímio artista visual; a arte de Patrick dispensa comentário e sobra suspiro. Seus principais trabalhos são as gigantes pinturas hiper-realistas a óleo e alguns trabalhos em aquarela. A Casa Rima tem a honra de ter o Patrick nos agraciando com sua arte de forma tão generosa e parceira para proporcionar a todos uma casa com tecidos maravilhosos.

Obrigada, amado Patrick, pelo carinho!


Coleção 2014/2015 – estampa de Ronaldo Fraga

Galinhando – uma das 3 estampas criadas por Ronaldo Fraga exclusivamente para esta coleção da Casa Rima que tem como temática central, o Brasil. Todas as referências e memórias pessoais do nosso país.

 

São Francisco – Ronaldo tirou esta estampa de um trabalho primoroso que fez sobre o Rio São Francisco.

 

Com que roupa eu vou? – não precisa dizer que a inspiração desta estampa é Noel Rosa nos traços inconfundíveis dos croquis de Ronaldo Fraga.


Não perca a hora!


A fim de estampar? Qual a sua dúvidas?

A equipe da Casa Rima é especialista em estampas e está treinada para te ajudar.

Temos centenas de estampas de todos os estilos. Geométrica, floral, abstrata, retrô, orgânica e várias outras…

Conversamos com você para entender o seu gosto, apresentamos as estampas e ajustamos todos os detalhes das estampas na hora para deixá-la do seu jeito.

Conte conosco!


Preparando a coleção 2014 com todo carinho…

Aqui, um tira-gosto do que será lançado em março de 2014.

Uma coleção chamada “Brasil”, com estampas que ressaltam elementos, detalhes e personalidades de nosso país.

Além de estampas criadas por Ronaldo Fraga e Patrik Rigon, traremos um pout-pourri das estampas que marcaram os últimos 5 anos da Casa Rima.

 


Santo Descanso e que venha 2014


Ronaldo Frana no SPFW + CASA RIMA

Convite Ronaldo Fraga + Casa Rima

Acima: estampa “Vaca Profana” criada por Patrick Rigon – CASA RIMA

Acima: estampa “Vaca Profana” criada por Patrick Rigon – CASA RIMA

Acima: estampa “Vaca Profana” criada por Patrick Rigon – CASA RIMA

Acima: estampa “Cactos” criada por equipe CASA RIMA

Acima: estampa “Cactos” criada por equipe CASA RIMA

Acima: estampa “Cactos” criada por equipe CASA RIMA

Acima: estampa “Urubu” criada por equipe CASA RIMA

Acima: estampa “Janelas” criada por equipe CASA RIMA

São Paulo Fashion Week – inverno 2014

Camarim Ronaldo Fraga – SPFW inverno 2014

Camarim Ronaldo Fraga – Zélia Duncan e Gabi Amarantos

Ronaldo Fraga

Ronaldo Fraga e Mariana Pessini – diretora da casa Rima

Convite e Ficha Técnica – desfile Ronaldo Fraga

Ronaldo Fraga + Casa Rima no São Paulo Fashion Week – SPFW Inverno 2014

O Tom Jobim da moda. Esta seria a referência que cabe ao mestre dos croquis e das roupas.

Brasileiro, poético, original, brilhante, forte como quem vem do barro do chão. Genial como Hermeto, Steve Wonder, Ray Charles e outros com os olhos às avessas que enxergam o que a maioria não vê.

O trabalho de Ronaldo Fraga nos inspira desde o principio da Casa Rima e hoje temos a honra de criar as estampas para a coleção de roupas inverno 2014.

Querido Ronaldo, toda equipe da Casa Rima agradece a oportunidade.

Obrigada, Muso!


DIA DAS CRIANÇAS 2013 | Casa Rima + Escola São Pedro

ÁFRICA – Inclusão do Design

Um projeto social da Casa Rima em parceria com o Núcleo de Design da Escola Municipal São Pedro – Lomba do Pinheiro | Porto Alegre-RS.

A Escola São Pedro é pioneira na implantação de um Núcleo de Design em escolas públicas, projeto este coordenado pelo professor de artes Antônio Maciel para trabalhar com crianças do ensino médio e fundamental.

A Casa Rima acaba de desenvolver um trabalho de estamparia junto com os alunos, cujo tema escolhido foi ÁFRICA. Nossa equipe preparou materiais e palestras para passar tudo sobre processo de criação de estampas, combinação de cores, pantones, processo de estamparia, levamos livros com diversas referências para eles analisarem e o professor Antônio pesquisou com os alunos a cultura, as cores, os desenhos e tudo que tivesse correlação com o continente africano.

A partir daí os alunos desenhavam a mão, em folhas brancas, os elementos africanos que marcaram na cabeça de cada um e juntos montamos as estampas e colorimos os elementos.

Nas fotos acima, mostramos um pouco das aulas, dos alunos analisando os livros de estamparia, os desenhos feitos a mão e suas respectivas estampas.

Um trabalho com o objetivo de apresentar novos horizontes profissionais a essas crianças e mostrar na prática como um simples desenho pode se transformar em um belo produto depois de aplicadas as técnicas profissionais.

Para a equipe da Casa Rima foi uma satisfação ver o resultado deste trabalho e a realização dos alunos ao ver seus desenhos transformados em belíssimas estampas.

TODOS MUNDO PODE AJUDAR para que este projeto cresça e consiga atender mais crianças.

As estampas criadas pelos alunos estão à venda na Casa Rima e todo o lucro dos tecidos será revertido para o Núcleo de Design da Escola Municipal São Pedro.

Conheça a coleção completa do Projeto ÁFRICA em www.casarima.com.br/escola.php

 


Estampa em Casa

Não importa o estilo; sóbria ou ousada a estampa traz conforto e personalidade ao ambiente.

Aqui, a casa de Marcelo e Cris Rosenbaum… cheia de cor, alegria e estampas.


nova coleção traz a arte de Pirecco em estampas


CASA RIMA + Greice Antes

A Casa Rima marca presença na nova coleção de Greice Antes.

Inspirada nas obras do artista plástico Walmor Corrêa, Greice criou a coleção  “O Mundo Maravilhoso de Walmor Corrêa”, e a Casa Rima foi responsável por dar vida ao cetim estampado com a obra do artista.

A partir de uma tela pintada à mão, a Casa Rima extraiu a imagem, a transformou em estampa e através da tecnologia de estamparia produziu o cetim que compõe as peças da estilista.

Coleção exposta na Habitart /em Porto Alegre-RS


É hora de criar- vem aí a nova coleção 2013

DESIGNERS E CRIATIVOS

A Casa Rima convida todos vocês a desenhar estampas para a coleção “De fora para dentro”. Inspire-se no texto acima e envie suas estampas até o dia 5 de abril para o e-mail casarima@casarima.com.br.

As estampas deverão ser criações inéditas e qualquer cópia ou plágio terá as consequências sob responsabilidade de quem nos enviou/criou. Todas as estampas serão analisadas e somente farão parte da coleção outono/inverno 2013 aquelas que condizerem ao tema, que estiverem de acordo com o perfil estético da Casa Rima e em harmonia com as estampas já criadas por nossa equipe.

As criações serão remuneradas por royalties (a cada metro de tecido vendido com a estampa haverá um repasse financeiro correspondente) e assim que aprovarmos as estampas enviaremos o contrato de comercialização da arte.

Crie e envie sua arte para fazer parte de nosso catálogo.

Até dia 5 de abril

Para casarima@casarima.com.br

Muita criatividade a todos!


As janelas nos inspiram – DE FORA PARA DENTRO


Os muros nos inspiram – DE FORA PARA DENTRO


O que vem de fora nos inspira


Momento de criar…

 


Patchwork, sim!

Quem foi que disse que Patchwork é cafona?

Como tudo na vida tem dois lados, a Squint Limited tá aí pra mostrar que um trabalho primoroso de Patchwork provoca desejo em uma legião de fãs da marca inglesa.

Nosso negócio aqui na Casa Rima não é estofar, mas sim fazer os tecidos mais originais e exclusivos para repaginar os seus estofados. Com a tecnologia digital, montamos estampas diferentes no mesmo tecido formando um “patchwork digital” para estofar o que vc desejar.

Invente seu projeto de estampas e tecidos na Casa Rima.

Aqui, você dá o tom!


Almofadas com tecidos CASA RIMA

Almofadas com estampas criadas pela equipe Casa Rima e Patrick Rigon.