MODA

Quantas Noites Não Durmo – com Ronaldo Fraga

Uma coleção do estilista Ronaldo Fraga que foi lançada há 10 anos trás, hoje renasce para comemorar os 100 anos de Lupicínio Rodrigues. Ele que foi o pai do samba-canção e compunha a dor de amor, a dor de cotovelo, a vida nos botequins, a traição amorosa, o cabaré e tudo que pulsava intensamente no coração; foi reinterpretado por Ronaldo em uma belíssima coleção de roupas e nesta semana o Moinhos Shopping – em Porto Alegre, inaugura uma exposição que leva o nome de uma das cações de Lupi, “Quantas noites não durmo”.

Com a produção e curadoria de “As Patrícias”, projeto estrutural do “Pop Studio” e compilação dos croquis de Ronaldo fraga, composição das estampas e tecidos da “Casa Rima”.

 


Coleção 2014/2015 – estampa de Ronaldo Fraga

Galinhando – uma das 3 estampas criadas por Ronaldo Fraga exclusivamente para esta coleção da Casa Rima que tem como temática central, o Brasil. Todas as referências e memórias pessoais do nosso país.

 

São Francisco – Ronaldo tirou esta estampa de um trabalho primoroso que fez sobre o Rio São Francisco.

 

Com que roupa eu vou? – não precisa dizer que a inspiração desta estampa é Noel Rosa nos traços inconfundíveis dos croquis de Ronaldo Fraga.


Ronaldo Frana no SPFW + CASA RIMA

Convite Ronaldo Fraga + Casa Rima

Acima: estampa “Vaca Profana” criada por Patrick Rigon – CASA RIMA

Acima: estampa “Vaca Profana” criada por Patrick Rigon – CASA RIMA

Acima: estampa “Vaca Profana” criada por Patrick Rigon – CASA RIMA

Acima: estampa “Cactos” criada por equipe CASA RIMA

Acima: estampa “Cactos” criada por equipe CASA RIMA

Acima: estampa “Cactos” criada por equipe CASA RIMA

Acima: estampa “Urubu” criada por equipe CASA RIMA

Acima: estampa “Janelas” criada por equipe CASA RIMA

São Paulo Fashion Week – inverno 2014

Camarim Ronaldo Fraga – SPFW inverno 2014

Camarim Ronaldo Fraga – Zélia Duncan e Gabi Amarantos

Ronaldo Fraga

Ronaldo Fraga e Mariana Pessini – diretora da casa Rima

Convite e Ficha Técnica – desfile Ronaldo Fraga

Ronaldo Fraga + Casa Rima no São Paulo Fashion Week – SPFW Inverno 2014

O Tom Jobim da moda. Esta seria a referência que cabe ao mestre dos croquis e das roupas.

Brasileiro, poético, original, brilhante, forte como quem vem do barro do chão. Genial como Hermeto, Steve Wonder, Ray Charles e outros com os olhos às avessas que enxergam o que a maioria não vê.

O trabalho de Ronaldo Fraga nos inspira desde o principio da Casa Rima e hoje temos a honra de criar as estampas para a coleção de roupas inverno 2014.

Querido Ronaldo, toda equipe da Casa Rima agradece a oportunidade.

Obrigada, Muso!


CASA RIMA + Greice Antes

A Casa Rima marca presença na nova coleção de Greice Antes.

Inspirada nas obras do artista plástico Walmor Corrêa, Greice criou a coleção  “O Mundo Maravilhoso de Walmor Corrêa”, e a Casa Rima foi responsável por dar vida ao cetim estampado com a obra do artista.

A partir de uma tela pintada à mão, a Casa Rima extraiu a imagem, a transformou em estampa e através da tecnologia de estamparia produziu o cetim que compõe as peças da estilista.

Coleção exposta na Habitart /em Porto Alegre-RS


Projeto Decoració – Britto Velho

A Galeria Mascate abriu ontem, em Porto Alegre, o projeto feito com a obra de Britto Velho.

Ele gosta de filmes de John Wayne e foi lutador de karatê. Em suas obras, constrói corpos incompletos e em constante transformação. Tão surrealistas quanto eróticos, seus desenhos com cores expressivas nos passam uma sensação de continuidade. Britto Velho nasceu em Porto Alegre. Aos 11 anos, mudou-se com a família para Buenos Aires, onde iniciou as artes visuais. Em 1971, fez sua primeira exposição em Porto Alegre, dois anos após expor em São Paulo, Rio de Janeiro e Buenos Aires, e consolidou sua célebre carreira de exposições nas principais galerias nacionais e internacionais. Depois de casado, mudou-se para França, país em que viveu um longo período antes de voltar para Porto Alegre, onde mora atualmente.

A Casa Rima e os criativos da Galeria Mascate apresentam com exclusividade a edição limitada de estampas do consagrado artista Britto Velho. Tiago Coelho e Régis Duarte se juntaram ao designer Paulo Brum da Trama Design para editar uma série de desenhos do artista que estavam guardados a sete chaves. A Mascate apresenta, junto com os originais, uma edição de pôsteres inspirados nos ícones do design construtivista e a Casa Rima oferece uma série de cinco estampas compostas com fragmentos de imagens extraídos das obras originais.

Sejam bem-vindos ao projeto Decoració

www.casarima.com.br/britto.php

 

 


Zuzu Angel – referência da nova coleção Casa Rima

Zuzu Angel

Essa estilista brasileira de grande renome foi uma das referências para desenvolver a nova coleção da Casa Rima – “Chega de Saudade”. Zuzu Angel ficou conhecida por criar roupas com cores e estampas tropicais. Acreditava no valor da identidade brasileira na moda. Entrou na luta contra a ditadura pelo seu filho, Stuart, que fazia parte de organizações contra o regime militar, foi torturado e morto. A partir dessa revolta, Zuzu fez a primeira coleção de moda politica da história. As roupas foram estampadas com pássaros engaiolados, figuras de crucifixos, tanques de guerra, sol atrás das grades, manchas e anjos. Elementos que simbolizava a história do seu filho. Elke Maravilha que era amiga de Zuzu e parceira na luta contra a ditadura, também desfilava para estilista.

 


Design de superfície no Senai

Muito bacana a palestra que a Casa Rima deu sobre design de superfície para o pessoal de moda do SENAI, em Porto Alegre. Olha a “tchurma” aí…

A Mari arrasou! Simplesmente ADORAMOS, pessoal! Valeu pelo convite!


Casa Rima fabrica tecido pra Renner…

Para lançar sua nova coleção, as Lojas Renner montaram cestos forrados com tecidos personalizados.

A Casa Rima fabricou o tecido com estampa criada pela própria Renner.

Os cestos serão enviados para formadores de opinião de São Paulo.


Escala pantone em tecido…

Para facilitar sua vida na hora de alterar as cores das estampas do catálogo, trabalhamos com a escala pantone aplicada nos tecidos.

Porque liberdade de escolha é fundamental.


ganhando corpo…

Eis a segunda etapa do processo criativo de uma estampa. …

Agora é a fase digital do desenho que começou nos traços à mão.


Como nasce uma estampa…

A fase inicial do processo criativo de uma uma estampa é, sem dúvida nenhuma, um dos maiores prazeres para seu criador.

De preferência, coloque uma trilha sonora arrebatadora ao fundo para estimular sua sinapse.


Quarto de bebê personalizado

Esta cliente de São Paulo aplicou tecido Casa Rima no quarto da filha, que acaba de nascer.

A Estampa é a “manzana”. Parabéns à mamãe e à filhota!


Tecidos diferenciados…

Estes tecidos acabaram de sair do forno. Uma empresa de estofados decidiu investir em design e vai aplicá-los em poltronas, sofás e cadeiras para a próxima coleção de peças.

As estampas “cráneos de color”, criada por Kael Kasabian e “me ensina a fazer renda” , acervo da Casa Rima, foram aplicadas em lona 100% algodão. Gostaram do resultado?


Óculos feitos especialmente para você…

Os produtos feitos sob demanda deixaram de ser mera tendência modista e se tornaram consequência do alto grau de exigência do mercado consumidor. Diversos segmentos vêm aderindo à exclusividade e à customização de bens, como no segmento dos óculos, que passaram de acessório funcional a item essencial para marcar a personalidade de alguém.

Diversas grifes já produzem óculos sob medida, como a francessa Maison Bonnet e a alemã Ralph Vaessen, ou ainda a holandesa Herrlicht.

Na contramão da indústria chinesa – que prioriza volume e massificação de bens – há movimentos que indicam uma crescente demanda por objetos exclusivos e personalizados, de forma a atender a uma classe que sabe e exige qualidade e diferenciação diante dos seus gostos particulares de consumo. Que venham novos investimentos em outros setores nesse sentido!


Lilian Pacce destaca trabalho de Liana Padilha


Do papel pro guarda-roupas…

Olhem que divertida a ideia que esta designer de moda americana teve. Convidou 3 meninas a desenhar livremente  o vestido que imaginassem, que seriam transformados em modelitos de verdade!

A proposta era criar peças realmente usáveis e que fossem as mais fiéis possíveis aos traços das garotas, todas com 7 anos de idade. Exclusividade extrema! É a mesma ideia que fazemos com os tecidos pra decoração. Demais, não? Para brincar e interagir com o efeito desenho X foto, basta clicar aqui.


Nenhum homem é uma ilha…

É o que pensa o artista cubano Erik Ravelo, idealizador da nova campanha da United Collors of Benetton. Batizado de “Lana Sutra”, o trabalho fala de um amor universal, capaz de extirpar diferenças.

Na visão de Ravelo, o amor é um cordão que nos une tão intensamente, a ponto de ser insuscetível de ruptura. E é por meio da arte que podemos nos lembrar do nosso potencial humano, da nossa capacidade de amar e da nossa força como raça única no planeta.

A campanha de Erik para a Benetton será composta de 15 instalações artísticas que acompanharão o lançamento simultâneo de 3 novas lojas-conceito da marca em Istambul, Milão e Munique.

Cada instalação é formada por modelos de gesso (envoltos por fios de lã) em posições amorosas, cujas cores se fundem numa só, o que reforça a ideia de união indissociável ou mesmo de uma simbiose. Não há muito o que dizer: basta apreciar as fotos.


De ponta-cabeça…

 

Em meio a profusão de novas marcas que surgem no mundo diariamente, criar uma loja-conceito que seja propriamente uma novidade é uma tarefa um tanto quanto desafiadora. E a China já mostrou que adora desafios.

Localizada em Xangai – um dos maiores polos urbanos do Planeta – a Alter Concept Store é uma loja chinesa de multimarcas de luxo que oferece uma experiência de compra inovadora a seus clientes.

O conceito da loja é provocar todos os sentidos do consumidor: estímulo visual surpreendente (cria-se a ilusão de que o teto é o chão), aromas selecionados aguçam o olfato, pode-se degustar uma taça de vinho durante as compras, enquanto o DJ afina sua playlist ao fundo.

Imergir o consumidor num novo e inspirador universo de compra é fazer dele um evangelista da marca. Em outras palavras, é um verdadeiro negócio da China.